top of page
  • llcrewing

Política no ambiente de trabalho nos dias de hoje!

Há cerca de 06 meses, comecei em um novo emprego! Ótimo... Geralmente me dou bem com meus colegas de trabalho. No entanto, acho difícil tolerar alguns deles. Um dos meus colegas tem um adesivo do candidato a Presidência em seu Notebook e isso me tira do sério, eu tenho uma visão mais a esquerda. Mesmo que o assunto não venha a tona, eu me sinto desconfortável. E a pergunta que faço seria: É apropriado que ele exiba suas inclinações políticas no local de trabalho?



Opinião: Alguns empregados costumam se gabar o quanto abraçam a causa da diversidade e da inclusão no ambiente de trabalho – isto é, até que não gostemos ou concordemos com isso. A filiação política é uma forma de diversidade, o que significa que está perfeitamente "ok" para seu colega neste caso ser de uma tendência e ter o adesivo em seu Notebook. Portanto, embora essa possa não ser a resposta esperada, exibir evidências de suas inclinações políticas provavelmente não poderá fazer mal, assim como um time de futebol, onde há Flamenguistas e Vascainos, no caso do Rio, ou mesmo Corintianos e Palmeirenses em São Paulo e por ai vai...

Agora, existem algumas empresas que estabelecem políticas (veladas ou não) que limitam a expressão política e/ou social, mas são raras. Se um colega de trabalho estiver exibindo algo contra a política da empresa, ai sim... Leve isso ao conhecimento do seu superior ou do RH, a situação fica complicada, as vezes, quando o seu chefe demonstra uma tendência contrária a sua e tem uma visão radical...

Na sua vida profissional , você trabalhará com pessoas com diversas origens, interesses e perspectivas. É recomendado que você ajuste a sua abordagem em situações como esta. Você provavelmente quer se sentir livre e a vontade para trazer todo o seu “EU” para o ambiente de trabalho, e seu colega provavelmente tem o mesmo sentimento.

A diversidade de pensamento pode gerar um local de trabalho mais produtivo quando as pessoas são abertas e receptivas. Tente não rotular seu colega de trabalho com base em filiação política. Em vez de se preparar para um confronto político, considere conversar com ele e estar aberto ao seu ponto de vista. Você pode ter mais em comum com ele do que imagina.

Devemos ser capazes de cultivar uma compreensão mútua e respeito pelas perspectivas políticas de cada um, mesmo que tenhamos opiniões diferentes. Ter uma discussão aberta e honesta pode melhorar a comunicação e ajudar a aliviar o estresse ao trabalhar em conjunto.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page