top of page
  • llcrewing

Dicas para uma entrevista on-line

Atualizado: 3 de mar. de 2023

Nestes tempos de pandemia, as entrevistas on-line se tornaram práticas dinâmicas e menos custosas para as empresas contratantes e para os candidatos evitando deslocamentos desnecessários e as vezes longos e com a necessidade de estadia em hotel, refeições, etc.. e há momentos que estas despesas fazem uma grande diferença e para que uma boa entrevista on-line seja realizada, o minimamente básico deve ser analisado, bom, vamos lá, se não souber dados da empresa, estude um pouco sobre ela, consulte alguns colegas que estejam trabalhando, se atualize com as novas exigências do mercado como: novas documentações, certificações, cursos se estiver fora do mercado por algum período de tempo além do estudo sobre a posição, salários e beneficios, etc.


Mas há dicas para que a entrevista cause uma boa impressão e que devem ser verificadas antes da entrevista propriamente dita, por incrível que pareça, essas situações são encontradas com frequência nas entrevistas on-line:





Iremos primeiramente mencionar o que não deve ser feito:


  1. Nunca deixar a câmera na mão livre como se fosse um cinegrafista de guerra ou estivesse cavalgando, deixa-a em um local fixo.

  2. Nunca use boné ou adornos que chamem mais a atenção que as suas expressões e idéais.

  3. Nunca mastigue ou ainda, limpe os dentes com o língua no canto da boca na hora da entrevista, procure se alimentar momentos antes para evitar estes movimentos que irão alterar a sua expressão facial e confundir o entrevistador.

  4. Escolha um ambiente calmo e tranquilo, sem a presença de pessoas estranhas a entrevista ou animais latindo ou pulando nas suas pernas ou ombro e que possam tirar a sua concentração.

  5. Escolha um ambiente com boa luminosidade, que o seu rosto não fique escuro dando uma impressão sombria e dark a entrevista.

  6. Sempre evite locais com barulho ao fundo, música, furadeiras, buzinas, marretadas, etc..

  7. Nunca balbucie palavras, fale para fora e naturalmente com a voz firme, com clareza e mostre empatia e confiança.

  8. Nunca faça a entrevista deitado na cama, você não está em um tapete voador, se posicione sentado de forma ereta e que possa ter um bom enquadramento na câmera.

  9. Nunca fale mais que o necessário, a menos que seja aberto espaço para as suas considerações e perguntas, do contrário, não tente conduzir a entrevista preenchendo com assuntos sem sentido e ultrapassando o limite do razoável.

  10. Nunca colocar a orelha no video do telefone ou PC como se fosse um exame de otorrino, por isso o ambiente e áudio são preponderantes.

  11. Nunca use roupas inadequadas, com listas, decotadas, com brilho, use uma camisa ou blusa como se a entrevista fosse presencial.

  12. Nunca usar um ambiente bagunçado com toalhas ou roupas penduradas, ou cartazes impróprios ao fundo ou bandeiras de time, vai que o entrevistador torce para o rival...

  13. Nunca fale mal dos seus antigos empregadores ou colegas de trabalho, reserve estes pontos negativos para você, nunca se sabe quem conhece "quem" neste mercado, parta do princípio que todos se conhecem, esse mercado é pequeno e da voltas, as vezes cambalhota mesmo.




E agora o que deve ser feito:

  1. Tudo ao contrário dos itens descritos acima...

  2. Alem, teste a sua conectividade antes, veja se o seu wifi está bom, se outros estiverem usando a mesma rede em casa, peça, se possível, para reduzir o consumo da sua banda doméstica, canalize para este momento importante.

  3. Olhe fixamente para a câmera, sem ser vago e distraído.

  4. Conecte previamente e teste o som, video, etc.

  5. Se a entrevista for com mais de um entrevistador, dê a mesma atenção para ambos, lembrando que ao desligar, ambos irão conversar sobre a entrevista.

  6. Faça um teste antes com um app com um amigo(a), companheiro(a), esposo(a) e peça opinião.

  7. E Muito boa sorte.


Lembre-se destes pontos para uma boa entrevista:


1- Conheça bem a empresa e a vaga

Antes da entrevista, faça uma pesquisa aprofundada sobre a empresa e a posição para a qual está se candidatando. Isso permitirá que você mostre como suas habilidades e experiências são aderentes às necessidades da empresa e da vaga. Você pode usar alguns sites de consulta sobre a empresa como o Glassdoor, que traz até opiniões de ex-funcionários sobre a empresa. Assim, você também liga aquele alerta para não cair numa empresa ruim!


2- Passe confiança, entusiasmo e segurança

Isso pode ser feito através de sua linguagem corporal, tom de voz e posicionamento. Ao mesmo que passa credibilidade sobre o que sabe fazer, esteja aberto para aprender e modelar, ok? Ah! E cuidado para não soar de forma arrogante na hora de falar sobre seu domínio de assunto X.


3- Destaque suas realizações e experiências, especialmente as relacionadas à vaga

Ao responder perguntas durante a entrevista, procure destacar suas realizações anteriores e como elas se relacionam com as necessidades da empresa, para a vaga atual. Como costumo dizer: FOCO NA VAGA! Isso vai variar do seu nível profissional, e pode incluir projetos que você liderou, metas alcançadas, entre outros.


4- Seja específico e objetivo

Quando falar sobre suas habilidades e experiências, seja específico e use exemplos concretos. Isso ajudará a ilustrar como você pode ser, na prática, interessante para a empresa e como pode contribuir para alcançar os objetivos. Importante também


5-Faça perguntas "estratégicas"

Não é errado perguntar sobre salário, andamento do processo, benefícios, afinal, tudo isso é essencial para a sua decisão de querer a vaga. Contudo, suas perguntas podem ser uma forma de mostrar interesse e curiosidade pela empresa e pela vaga. Isso demonstrará que você está comprometido em entender melhor a posição e a cultura da empresa, além de ajudá-lo a se destacar entre outros candidatos.











238 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page