Apresentação de C.V para marítimos
Com o aquecimento do mercado de trabalho offshore, as empresas de apoio marítimo, sondas de perfuração, FPSO e shuttle tankers estão buscando profissionais marítimos qualificados e com experiência e dentre eles, os oficiais de náutica de posse do certificado de Operador de Posicionamento Dinâmico emitidos pelo “The Nautical Institute” e pessoal de máquinas com as suas competências e qualificações estão sendo bastante disputados entre as empresas do setor e devido a alta complexidade para se operar embarcações DP Classe II e III cuja exigência de conhecimentos técnicos e conceituais é hoje muito elevado, afinal, um patrimônio de milhões de dólares e vidas estarão em jogo, o mesmo se aplica para os membros da guarnição que não constam as regras de STCW de cada categoria.
E justamente pelo fato do mercado estar aquecido, alguns profissionais estão relaxando e muito na formatação e principalmente no conteúdo na hora de confeccionar os seus currículos, alguns são tão confusos que fica difícil saber para qual posição estão aplicando e até mesmo se são de náutica ou maquinas, pois, nem a regra de STCW consta do CV e isso torna a busca do perfil adequado extenuante e por vezes infrutífera tanto para quem aplica o CV quanto para quem busca o perfil ideal para cada tipo de embarcação ou unidade marítima, desta maneira, iremos passar alguma dicas para a melhor visualização do seu CV através do prisma de quem está buscando o melhor perfil para recolocação.
Buscar a melhor formatação com visualização clara e rápida para quem analisa, detalhe: um CV é analisado entre 5 a 7 segundos.. portanto, não adianta colocar 10 páginas que não serão lidas, vá ao que interessa e seja objetivo.
Nome completo, se tiver link do Linkedin também deve mencionar
Telefone
Local que reside
Um objetivo (Qual a posição está buscando, sua categoria e regra de STCW)
Experiência profissional (últimas 05 empresas somente) e não precisa mencionar onde praticou se formado a mais de 10 anos.
Equipamentos que já operou, se de náutica: tipos de embarcação que manobrou como: AHTS, PSV, RSV, PSLSV, OILREC, SDSV, etc.., tipos de DP, Fabricantes de DP, tipos de PRS, Tipos de guinchos de AHTS, enfim, detalhe a sua experiência para que fique claro o seu background.
Se de máquinas: Tipos de embarcação que trabalhou como AHTS, PSV, RSV, PSLSV, OILREC, SDSV, tipos de DP, fabricantes de MCP, MCA, PMS, IAS, sistema de automação, tipos de propulsão, tipos de planos de manutenção que lhe é familiar, nível de conhecimento de elétrica/eletrônica
Importante: não precisa preencher como se fosse o rol de equipagem, mas, o tempo que desempenho de cada função por tipo de embarcação,
Para não oficiais, valem as mesmas informações dentro, naturalmente, da categoria e função exercida a bordo por cada profissional
Cursos mandatórios e cursos extras de qualificação e aperfeiçoamento da função
Nível de Inglês, sempre importante, básico, intermediário ou avançado/fluente
Havendo espaço, mencione as suas habilidades.
E um ponto importante é: em cada empresa por onde passou citar alguma(s) realização(ões), highlights, pontos de destaque, isso irá contribuir para mostrar que você fez alguma diferença por onde passou!
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