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Info - Guideline - IMCA 220

Atualizado: 21 de fev. de 2022

IMCA 220 - O objetivo desta Guideline sobre o planejamento das atividades operacionais é fornecer uma visão geral dos métodos utilizados no planejamento e execução de projetos de embarcações offshore e atividades rotineiras de apoio marítimo.


Os requisitos operacionais na seção 4 da IMO MSC.1 Circular 1580, Guidelines para embarcações e unidades com sistemas de posicionamento dinâmico (DP), exigem que, antes de cada operação em DP, o sistema DP deve ser verificado de acordo com a lista de verificação específica da alocação da embarcação aplicável, e outra ferramenta de apoio à decisão como ASOG, a fim de se certificar de que o sistema DP está funcionando corretamente, e que o sistema foi configurado para o modo de operação apropriado. Deve-se notar que a seção 4 Requisitos Operacionais aplicam-se a todos as embarcações e unidades novas e existentes, como apropriado.


Os métodos aqui descritos aplicam-se a todos os setores do setor marítimo offshore, incluindo a perfuração , navios de projeto e construção e embarcações de abastecimento offshore. Embora geralmente aplicados a embarcações de DP (Dynamic Position), os processos descritos nesta Guideline também podem ser usados para embarcações não providas de DP. O planejamento da atividade operacional utiliza uma ferramenta de suporte à decisão; A Activity Specific Operating Guidelines (ASOG) que definem um modo de atividade crítica (CAM) ou modo apropriado para tarefas (TAM) de operação.


O planejamento de atividades operacionais deve abordar o seguinte:


a) definir os sistemas e a configuração do equipamento adequados ao local e à atividade que a embarcação estará realizando (CAM ou TAM);

b) definir os limites variáveis nos parâmetros de equipamentos e operacionais para a localização e atividade específica (ASOG), incluindo os gatilhos e critérios que causariam uma alteração no sistema de semáforos utilizado no ASOG;

c) definir as ações a serem tomadas pelo pessoal-chave de DP em resposta às falhas que degradam as condições e uma mudança de status das cores de indicação no ASOG;

d) apresentar os Guidelines ao pessoal-chave de DP da embarcação em uma ferramenta de suporte de interpretação fácil de se entender.

Esta abordagem produz um documento que fornece uma referência para o pessoal chave de DP da embarcação, como DPO, superintendente de projetos, pessoal da sala de máquinas, etc.



ASOG:


O Activity Specific Operating Guideline, ou simplesmente ASOG, é uma importante ferramenta de suporte à decisão para avaliar a mínima redundância permitida para operar embarcações DP nas diversas condições de operação, condições ambientais e de equipamentos em que estiver compreendida.

O guia vai indicar se um erro é passível de parar a operação ou apenas avisar e manter a tripulação em alerta para mitigá-lo o mais rápido possível.

Os limites de performance são dados de acordo com o nível de risco. Quando os riscos são altos, os limites são reduzidos, mas em baixos riscos os limites são mais folgados. Em linhas gerais, o ASOG fala dos seguintes itens:

Configuração apropriada do sistema e equipamentos para a locação e atividade;

Ações a serem tomadas pelo DPO em resposta às falhas e condições/performance adversas à configuração padrão.


CAMO/TAM:


Assim como o ASOG, o CAMO e o TAM são ferramentas com a função de gerenciar os riscos operacionais associados e prover suporte para a correta tomada de decisão. Porém, CAMO e TAM são diretrizes desde o planejamento da operação até o seu início, já o ASOG define o status do sistema durante a operação até o seu fim, posterior ao CAMO/TAM.

O Critical Activity Mode of Operation, ou CAMO, mostra como configurar o sistema DP da embarcação (incluindo geração e distribuição de energia, propulsão e PRS) antes de entrar em operações consideradas críticas. Alguns exemplos dessas atividades podem ser:


Verde - Green DP Status

O alerta de DP verde indica operação normal. O status é verde enquanto a embarcação e o DPO forem capazes de manter a posição com a redundância adequada em todos os sistemas críticos, e tiverem a habilidade de administrar variações ambientais aceitáveis.


Amarelo - Yellow DP Status

Amarelo indica que existe um alto risco da embarcação perder posição caso outro erro ocorra. A embarcação ainda está mantendo posição, embora algum equipamento crítico ao DP tenha perdido sua redundância. Quando em status amarelo, qualquer atividade deve ser interrompida imediatamente para que procedimentos de contingência sejam iniciados, como por exemplo preparar-se para desconectar do poço, retornar o mergulhador à câmara, ou navegar para uma posição segura. Um exemplo dessa situação seria perda ou falha de um bow thruster, quando a embarcação possui somente dois bow thrusters. Neste caso, a redundância foi perdida. O barco continua capaz de manter a posição, mas perderia caso o bow remanescente falhasse.


Azul/Branco - Advisory DP Status

Alerta (advisory) indica todas as operações ou situações em que a embarcação não corre riscos imediatos de perder a posição, mas algo aconteceu e requer uma reavaliação do risco. O status azul deve preceder um processo de risk assessment. A embarcação não pode permanecer em advisory status sem que o DPO tome uma ação. Depois de realizado o risk assessment, as operações podem continuar com medidas mitigadoras, caso não, o alerta será mudado para amarelo. Um exemplo de advisory status seria uma falha em um dos compressores de ar de partida dos motores principais. Essa falha não criaria um risco às atividades operacionais, mas a embarcação teria que postergar atividades que poderiam demandar muito ar até que o compressor viesse a ser reparado.


Vermelho - Red DP Status

Vermelho indica um estado de emergência ou de degradação severa. Em red status deve-se iniciar imediatamente uma desconexão de poço, o recolhimento de mergulhadores para a câmara hiperbárica e encerramento de todas as atividades devido à perda de posição. Quando o red DP Status é ligado, é essencial informar todo o pessoal responsável imediatamente. Um exemplo de Red DP status seria um incêndio em compartimento crítico.




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